SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos

versión On-line ISSN 1853-3523

Resumen

CASTILLO BELTRAN, Paola Andrea. Criterios transdiciplinares para el diseño de objetos lúdico-didácticos. Cuad. Cent. Estud. Diseño Comun., Ens. [online]. 2011, n.38, pp.83-164. ISSN 1853-3523.

Esta investigação propõe determinar de que maneira o design industrial intervém através do processo projetual no design de objetos lúdico-didáticos para crianças, dando forma a diferentes conceitos provenientes de outros campos de conhecimento (psicologia evolutiva, psicologia cognitiva, aprendizajem, lúdica, didática, semiótica). É assim como considerando ao design como transdisciplina ou eixo sintetizador na configuração que transversaliza, materializa e organiza estes conceitos num tudo: o objeto; procura-se estabelecer os critérios e as relações existentes entre os mesmos para projetar um objeto lúdico-didático. A nossa consideração, esses critérios otimizariam a consecução de objetivos de aprendizajem e desenvolvimento planejados, quanto se domine a conjunção de diferentes fatores integrados através da configuração objetual.

Palabras clave : Aprendizagem; Crianças; Design industrial; Didático; Forma; Lúdico; Objeto; Transdiciplinariedad.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons