SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 suppl.1Densidade semântica de estruturas físico-matemáticas e a abordagem da matemática no ensino de físicaAstronomía en la formación inicial de profesores en física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de enseñanza de la física

versión impresa ISSN 0326-7091versión On-line ISSN 2250-6101

Resumen

BRAVO, Silvia  y  LEDESMA VENECIA, Silvana. El trabajo de laboratorio en el aprendizaje de óptica geométrica durante la pandemia. Rev. enseñ. fís. [online]. 2022, vol.34, suppl.1, pp.7-7. ISSN 0326-7091.

Neste trabalho, identificou-se e analisou-se propostas de recursos para o ensino de tópicos da mecánica publicados nos últimos 12 anos em tres periódicos brasileiros dedicados ao Ensino de Física, com grande circula?ao entre professores e pesquisadores e bem avaliados pelo Qualis/CAPES, que é um sistema de avaliagao da produgao científica dos programas de pós-graduagao do país. O levantamento retornou 56 artigos que foram categorizados em oito dimensoes de análise. Os resultados mostram propostas de recursos didáticos com diferentes tipos de abordagens, acerca de variados tópicos da mecánica e direcionadas tanto para a educa-gao básica quanto para o ensino superior. A maioria das propostas é de fácil execugao e de baixo custo financeiro, bem elaboradas e com potencial de promover o engajamento dos estudantes nas aulas de Física. Contudo, a maioria dos artigos analisados nao apresenta uma avaliagao ou discussao sobre os impactos educacionais dos recursos que propoem.

Palabras clave : Levantamento bibliográfico; Mecánica; Recursos didáticos; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )